CONECTE-SE
LOCALIZAÇÃO

Carmelo da Imaculada Conceição
Bom Jesus
4715 - 261 BRAGA
Tel. 253 676 576 
E-mail: carmelobraga@carmelitas.pt

Monjas Descalças  da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Mais conhecidas por CARMELITAS DESCALÇAS

SOBRE NÓS
  • YouTube Social  Icon

«Nesta Casa, todas hão-de ser amigas, todas se hão-de amar, todas se hão-de querer,todas se hão-de ajudar.» (Sta. Teresa de Jesus)

A nossa  Comunidade

       A nossa comunidade é constituida por 16 Irmãs, com idades compreendidas entre os 40 e os... 85 anos!

Viemos de muitas terras, não só de Portugal, mas também de outros países... e continentes! Não nos conhecíamos nem sabíamos da existência umas das outras... apenas nos trouxe uma grande vontade de amar a Deus e os irmãos e orar pela Igreja e pela Humanidade.

       Vivemos a nossa vocação carmelita contemplativa inseridas na Arquidiocese de Braga, como presença viva - embora pouco visível -, nesta porção da Igreja minhota, pois não temos actividades externas de qualquer tipo (social, profissional ou académico). A nossa missão é inteiramente orante e contemplativa, vivida dentro do âmbito da clausura do nosso Mosteiro, embora com uma misteriosa irradiação espiritual ao longe e ao perto, pela nossa vida de entrega e oração, mesmo nos trabalhos diários: nas tarefas domésticas, nas oficinas de trabalho (rouparias, sacristia, enfermaria, etc.). Assim, exercemos a nossa peculiar acção missionária e apostólica, tal como a nossa querida Irmã Santa Teresa do Menino Jesus que, sem nunca ter saído da clausura, foi declarada Padroeira das Missões, juntamente com S. Francisco Xavier!

        Quem bate à nossa porta vem à procura de Deus... seja para passar uns momentos de oração a sós ou participar da nossa Eucaristia e oração litúrgica comunitária; seja para nos confiar as suas dores e intenções ou para agradecer graças suplicadas e alcançadas... 


A Ir. Maria das Neves do Coração de Jesus é a actual Prioresa da nossa comunidade, eleita no passado dia 15 de Fevereiro de 2017. Presidirá a esta comunidade teresiana neste triénio 2017-2020 na qualidade de Superiora maior. (Conts. nº 210)

Natural das Marinhas (Esposende) nasceu em 29 de Julho de 1963. Entrou no Carmelo em 6 de Janeiro de 1985.

Por diversas vezes exerceu o ofício de Prioresa: no triénio 2001-2004 e no sexénio 2008-2014. 

        «A Prioresa, posta ao serviço do desígnio amoroso do Pai, é vínculo de união e de amor entre as Irmãs; preceda-as, guie-as e acompanhe-as no caminho da vocação, solícita pela guarda fiel da Regra e das Constituições. (...) Dócil à vontade de Deus no desempenho do seu cargo, exerça a sua autoridade com espírito de serviço às Irmãs, de modo que manifeste o amor com que Deus as ama. Atenda às suas necessidades espirituais e materiais com amor de mãe. 

         Fiel ao exemplo de Santa Teresa, que se dizia «mãe com ofício de Prioresa» (cfr. C 24,2), promova a formação doutrinal e espiritual da comunidade e a comunicação entre as Irmãs, ordenada a avivar a sua vocação ao louvor e ao amor do Esposo; e fomente a unidade entre todas contra qualquer ocasião de discórdia.» (Const. 210; 212)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now