top of page

ORIGENS DO CARMELO

       As origens do Carmelo, o título da “Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo” e as antigas tradições espirituais demonstram a índole mariana e bíblica da vocação carmelitana.

​

       A Ordem, ao escolher a Virgem Maria por Mãe e Padroeira, busca amparo sob a Sua protecção; e vê, no mistério da Sua vida e da Sua união com Cristo, um modelo ideal de consagração. 

​

​

       Olhando para os veneráveis Padres antigos, especialmente para o Profeta Elias, como seu inspirador, a Ordem toma consciência mais viva da sua vocação contemplativa, orientada completamente para a escuta da Palavra de Deus e para a busca do «tesouro mais valioso», em solidão completa e separação total do mundo.

​

     A primeira “Fórmula de Vida” carmelitana encontra-se expressa na “Regra de Sto. Alberto”, Patriarca de Jerusalém.

​

​

CARISMA TERESIANO

       A origem da família teresiana no Carmelo e o sentido da sua vocação na Igreja estão expressamente ligados ao processo de vida espiritual e ao carisma de Santa Teresa de Jesus; sobretudo às graças místicas que a impulsionaram a renovar o Carmelo, orientando-o completamente para a oração e a contemplação das coisas divinas.   

​

       A progressiva experiência mística com que a Santa penetra e quase revive em si mesma a vida da Igreja: as suas dores, a nova ruptura da sua unidade, contribui para o desenvolvimento e clarificação do projecto original. Comovida diante destes acontecimentos, imprime à sua vida e à nova família do Carmelo um sentido apostólico.

​

       A plenitude da vocação do Carmelo teresiano é fruto da experiência que iluminou Sta. Teresa, fixando o seu olhar nos povos ainda não cristãos, abrindo-se à contemplação do vasto horizonte missionário. À luz destas perspectivas eclesiais, o espírito apostólico da Santa chega à sua plena manifestação. Nasce o desejo de aumentar a família das primeiras Carmelitas Descalças e estender a sua obra, fundando os Carmelitas Descalços, para que, participando do mesmo espírito, ajudem as monjas a viver a vocação comum e, além disso, sirvam a Igreja com a oração e a actividade apostólica.

​

       Quando Sta. Teresa realizava o seu projecto, a Divina Providência deu-lhe por companheiro S. João da Cruz, comunicando-lhe o mesmo espírito. O Santo reconheceu nela a mãe do Carmelo renovado, atribuindo-lhe o carisma que Deus concede aos fundadores.

SOBRE NÓS

Monjas Descalças  da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Mais conhecidas por CARMELITAS DESCALÇAS

LOCALIZAÇÃO

Carmelo da Imaculada Conceição
Bom Jesus
4715 - 261 BRAGA
Tel. 253 676 576 
E-mail: carmelobraga@carmelitas.pt

CONECTE-SE
​
  • YouTube Social  Icon
bottom of page